Como o estilo de vida atual pode estar interferindo na nossa saúde bucal?

Estamos diante da doença não cariosa (DNC). Escovação e fio dental não são suficientes para evitá-la. É uma doença que sempre existiu, mas que se evidenciou com muita força na vida contemporânea.

Antes, exclusiva da faixa etária acima dos 70 anos, hoje a encontramos em 30% dos jovens entre 25 e 30 anos.

O principal sintoma da doença é a dor provocada pela perda do esmalte e exposição da dentina, o que chamamos de hipersensibilidade dentária. A gengiva se retrai precocemente e a lesão evolui para uma cavidade que vai aprofundando até a perda do dente.

Grupo de risco:
– Usuários de nutrição esportiva como: shot de limão, energético, isotônicos;
– Indivíduos com transtorno do sono;
– Portadores de refluxo gastroesofágico;
– Pacientes com necessidades de retratamento ortodôntico em razão de manobras inadequadas;
– Pessoas ansiosas.

Se você se encaixa no perfil, procure um profissional que conheça e saiba tratar a doença junto a uma equipe de multiprofissionais. Nós, da Clínica Finotti, estamos prontos para educar, prevenir, diagnosticar e tratar essa doença junto com você!

“Eu como odontopediatra não quero e não posso deixar que a criança que cuidei chegue aos 25 anos com uma boca de 50.” (Dra Emilia Carla Finotti – CROGO 1773)

Os dados contidos nessa publicação foram retirados de um estudo feito por pesquisadores da Faculdade de Uberlândia liderada pelo professor Paulo Vinícius Soares.