Você já deve ter ouvido falar sobre o pré-natal médico; mas você sabia que há o pré-natal odontológico?

A gestação é um período oportuno para educar a gestante sobre a sua saúde bucal e a do bebê, desmitificar crenças sobre o tratamento odontológico e orientar sobre os problemas bucais.

Durante esse período, algumas gestantes têm dificuldade em higienizar os dentes porque o gosto do creme dental ou mesmo o movimento da escova na boca aumentam a sensação de enjoo.

Mesmo com essas dificuldades, é importante que a higienização bucal (escovação com creme dental fluoretado e uso de fio dental) sejam realizados após as refeições principais. Isso evitará o desenvolvimento de lesões de cárie e de doenças na gengiva.

Uma dieta balanceada, com consumo de alimentos nutritivos e redução da frequência de consumo de açúcar, ajudará a evitar a cárie e auxiliará no desenvolvimento saudável do bebê. As doenças na gengiva (doenças periodontais) podem aumentar o risco de parto prematuro; logo, ao evitá-las, há também benefícios para o bebê.

E se a gestante tiver algum problema nos dentes? Ela deve esperar o nascimento do bebê para realizar o tratamento odontológico?
Não!
A gestante pode ter os dentes tratados, de preferência, no segundo trimestre da gestação.
Se houver dor ou necessidade urgente de tratamento, os procedimentos odontológicos podem ser realizados em qualquer etapa da gestação.
A gestante não deve sofrer por dor de dente!

Alguns cuidados serão seguidos no tratamento da gestante: consultas rápidas, realizar radiografias apenas se forem indispensáveis, uso de anestésicos seguros, evitar medicamentos que possam ultrapassar a placenta e causar danos ao bebê.

O momento da consulta odontológica da gestante é ainda uma oportunidade para troca de informações sobre a saúde bucal do bebê; o dentista tem um papel importante nas orientações sobre amamentação, uso de bicos artificiais (chupeta e mamadeira) e manutenção da saúde da gestante e do bebê. As orientações e o cuidado com a saúde bucal na gestação podem mudar a trajetória de saúde bucal da mulher, do bebê e da sua família.