Eu acredito que doença cariosa evolui em BOCA LIMPA! Portanto, a recessão gengival sendo um tipo de doença não cariosa que possuiu CID, representa hoje a principal doença periodontal da nossa geração.

Vamos aprender um pouco mais sobre isso e descobrir quais os fatores de risco e tratamento dessa doença.

Boca limpa não significa boca saudável

Recessão gengival possui código Internacional de doenças. Isso significa que ela pode ser considerada uma alteração do estado de normalidade, caracterizando o paciente como um paciente doente. No entanto, o que deve estar claro?

NEM TODO CASO com recessão gengival é patológico. Por exemplo, pacientes com idade avançada, podem ser considerados saudáveis mesmo com a recessão gengival, pois a recessão gengival, é um SINAL CLÍNICO DE ENVELHECIMENTO.

A questão é que este mesmo sinal clínico de envelhecimento que é considerado normal para o paciente idoso, hoje acomete mais da metade dos pacientes jovens.

Encontrar um paciente na clínica com 20 anos, 25 anos, 30 anos, 40 anos, 45 anos, com recessão gengival, não pode ser considerado normal.

Independente dos parâmetros convencionais de análise da saúde bucal. Infelizmente, periogramas, não podem ser empregados para avaliar saúde periodontal em caso de recessão gengival, porque recessão gengival é considerada um tipo de doença não cariosa e evolui em pacientes considerados com boca limpa ou considerados ótimo padrão de higienização.

Você já conhecia a recessão gengival?

Caso esteja com algum sintoma ou dúvida, procure ajuda profissional.