Atividade física é essencial para a saúde, mas você sabia que ela pode impactar a saúde bucal?
O apertamento dental durante exercícios intensos e a alimentação ácida comum nesse contexto podem prejudicar os dentes.
Eu quero falar de atletas amadores, que somos nós, que fazem parte de um grupo de risco da síndrome do envelhecimento precoce bucal. Você, que faz parte do nosso convívio, vê que a gente fala muito sobre isso, sobre a doença não cariosa, que são as trincas, os desgastes, as dores.
E por que eu estou falando em atleta, estou falando em academia, como grupo de risco? Se a gente trabalha aqui, saúde, logicamente que essa questão de estar falando sobre isso é por quê? Nós, atletas, mesmo amadores, temos contato com o quê? Nós temos contato com o esforço exagerado. Aquele esforço quando a gente está malhando e a gente faz um apertar de dentes.
A gente tem uma nutrição esportiva que é muito ácida. Tem uma produção de saliva, quando nós estamos malhando, cai essa produção de saliva.
Então tudo isso chama fator de risco. Por isso nós somos um grupo de risco. E nós, da área da odontologia, precisamos alertar o nosso paciente quanto à sua saúde bucal.
Então estamos falando de doença não cariosa e ao mesmo tempo falando do atleta. É muito importante que você tenha as orientações adequadas.
Então, hoje, qualquer grupo de esporte, um atleta de alta performance, e mesmo nós, amadores, precisamos da orientação do dentista.
O dentista precisa estar nessa equipe para orientar você o que fazer para eliminar todos esses problemas.
E eu te desejo o seguinte, malhe muito, mas com cuidado. Procure seu dentista!
Cuide do corpo sem esquecer do sorriso!